SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Unidade de negócio em informação - UNINF: o futuro das bibliotecas universitárias na sociedade do conhecimentoO ensino de procedimentos de política de indexação na perspectiva do conhecimento organizacional: uma proposta de programa para a educação à distância do bibliotecário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Perspectivas em Ciência da Informação

versão On-line ISSN 1981-5344

Resumo

AMORIM, Antônio Marcos  e  VERGUEIRO, Waldomiro. Consórcios de bibliotecas no Brasil: um desafio à democratização do conhecimento. Perspect. ciênc. inf. [online]. 2006, vol.11, n.1, pp.32-47. ISSN 1981-5344.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362006000100004.

Discute o impacto da globalização eletrônica e a função desempenhada pelos consórcios de bibliotecas no Brasil, como um elemento de democratização do acesso à informação. Analisa o mercado de publicações científicas e descreve os principais consórcios de bibliotecas latino-americanas em anos recentes. Foi feito estudo de caso de um consórcio de bibliotecas brasileiras o - ProBE, seus benefícios para as bibliotecas e a comunidade científica brasileira, e considerações de seu impacto na promoção de uma maior eqüidade social.

Palavras-chave : Consórcio de bibliotecas [Brasil]; Consórcio ProBE; Globalização de publicações científicas; Periódicos eletrônicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons