SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número19A regulação pública da saúde no Estado brasileiro: uma revisãoMedicalização social (I): o excessivo sucesso do epistemicídio moderno na saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versão impressa ISSN 1414-3283versão On-line ISSN 1807-5762

Resumo

ANDREAZZI, Maria de Fátima Siliansky de; ANDREAZZI, Marco Antonio Ratzsch de  e  CARVALHO, Diana Maul de. Dinâmica do capital e sistemas locais de saúde: em busca de uma análise integradora do setor saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2006, vol.10, n.19, pp.43-58. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832006000100004.

Apresenta-se uma proposta metodológica direcionada à análise dos determinantes da oferta de atenção à saúde, com base na dinâmica da acumulação de capital a ser agregada aos elementos de definição das políticas de saúde mais convencionalmente empregados na área da Saúde Coletiva. A análise está baseada nos conceitos e métodos da Economia Industrial, já testados para o setor saúde em trabalhos desenvolvidos no âmbito europeu e por pesquisadores da CEPAL, aos quais se propõem agregar variáveis do contexto geral, que condicionam possibilidades e impõem limites às estratégias dos agentes locais, e análises de corte histórico que permitam identificar rugosidades. Destina-se a apoiar os gestores do SUS, estaduais e municipais, na sua atribuição de comando único do setor saúde sobre um determinado território, o que inclui o conjunto das possibilidades de regulação do setor privado - do planejamento da oferta ao controle de qualidade.

Palavras-chave : serviços de saúde; economia da saúde; setor de assistência à saúde; instituições privadas de saúde; SUS [BR].

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons