SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número51Acesso à informação em saúde e cuidado integral: percepção de usuários de um serviço públicoDireitos na loucura: o que dizem usuários e gestores dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versão On-line ISSN 1807-5762

Resumo

BROWN, Josefina Leonor et al. Cuidados ginecológicos em mulheres lésbicas e bissexuais: notas sobre a situação na Argentina. Interface (Botucatu) [online]. 2014, vol.18, n.51, pp.673-684.  Epub 26-Set-2014. ISSN 1807-5762.  https://doi.org/10.1590/1807-57622013.0049.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa sobre questões emergentes em saúde sexual e reprodutiva, cujo objetivo foi descrever as experiências de mulheres não heterossexuais em relação aos serviços de saúde sexual e reprodutiva. O objetivo do trabalho foi identificar e analisar as percepções de obstáculos e facilitadores do acesso aos serviços de saúde. Foram realizadas 18 entrevistas semidirigidas com mulheres não heterossexuais e os resultados principais incluíram: o obstáculo específico ao acesso à saúde sexual e reprodutiva das mulheres não heterossexuais deriva de uma “lógica da invisibilidade” dessa população como paciente ginecológica, que resulta na antecipação da discriminação (discriminação sentida) num contexto homo / lesbofóbico, na ausência de produção teórica e intervenções práticas sobre saúde e sexo entre mulheres, e na invisibilidade das lésbicas e bissexuais como coletivo.

Palavras-chave : Sexualidade; Reprodução; Serviço de saúde reprodutiva; Bissexualidade; Homossexualidade feminina.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )