SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue60Bodies in the “edge” and risk in resistance training: ethnography about acute and chronic painsReflective Portfolio: philosophical contributions to a narrative praxis in medical education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

On-line version ISSN 1807-5762

Abstract

LERNER, Kátia  and  VAZ, Paulo. “Minha história de superação”: sofrimento, testemunho e práticas terapêuticas em narrativas de câncer. Interface (Botucatu) [online]. 2017, vol.21, n.60, pp.153-163.  Epub Nov 03, 2016. ISSN 1807-5762.  https://doi.org/10.1590/1807-57622015.0822.

Este trabalho buscou investigar as formas de comunicação do sofrimento ligado ao câncer a partir de estudo qualitativo de narrativas de indivíduos vivendo com a doença. O objetivo foi problematizar conteúdos, estratégias enunciativas e cenas discursivas desses testemunhos, buscando compreender as noções de doença, sofrimento e pessoa. Observou-se que a publicização dessas narrativas estava vinculada às reconfigurações dos processos de saúde e doença na contemporaneidade, marcados pela categoria pessoa doente e pela lógica do risco. Vinculava-se, também, às representações sociais do câncer, em que a memória da letalidade e o aumento da incidência tornava-o uma experiência ameaçadora mas, também, mais familiar. Suas condições de comunicabilidade vinculavam-se, ainda, à emergência do sofrimento como experiência socialmente valorizada. Esses relatos revelam a força das narrativas biográficas no contexto contemporâneo, marcado pelo individualismo, em que a exposição da intimidade é entendida como ato terapêutico.

Keywords : Sofrimento; Doença; Câncer; Narrativas biográficas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )