SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23“Algo tão simples de viver e controlar, mas difícil de compartilhar e defender”: HIV/Aids, segredos e socialidades em uma rede social on-lineDesafios enfrentados por pessoas trans para acessar o processo transexualizador do Sistema Único de Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versão impressa ISSN 1414-3283versão On-line ISSN 1807-5762

Resumo

CURCELLI, Emílio Martins  e  FONTANELLA, Bruno José Barcellos. Uso de bebidas alcoólicas por estudantes: análise de propagandas de festas em um campus universitário. Interface (Botucatu) [online]. 2019, vol.23, e180621.  Epub 05-Ago-2019. ISSN 1807-5762.  https://doi.org/10.1590/interface.180621.

A proposta deste trabalho foi interpretar as imagens de propagandas de festas veiculadas em um campus universitário em relação ao consumo de álcool por estudantes. Os elementos plásticos, icônicos e linguísticos das propagandas foram submetidos a uma análise semiótica de imagens. Organizaram-se os 85 temas levantados em seis categorias: bebidas alcoólicas, sexualidade, gênero, produção das festas, estilos musicais e estilo de vida-grupos-comportamento. Foram veiculados diversas motivações festivas, atrações, questões de gênero, valores, tradições e finalidades econômicas. Menções a bebidas alcoólicas foram praticamente ubíquas. Os elementos persuasivos ao consumo de álcool foram variados, envolvendo a associação álcool-sexualidade e a apresentação de novos comportamentos e estilos de vida relacionados à bebida. A indústria de produção e comércio de bebidas parece inserir-se mercadologicamente no território do campus, de modo informal e quase sempre sem seguir a legislação de marketing desses produtos.

Palavras-chave : Bebidas alcoólicas; Saúde do estudante; Marketing; Festas estudantis; Propagandas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )