SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Medical education applied to practical settings in the first college years: meanings given by photovoice“Surviving”: social vulnerability experienced by suburban adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

Print version ISSN 1414-3283On-line version ISSN 1807-5762

Abstract

CABRAL, Caroline Sousa et al. Inserção de um grupo virtual na rede social de apoio ao aleitamento materno exclusivo de mulheres após a alta hospitalar. Interface (Botucatu) [online]. 2020, vol.24, e190688.  Epub Apr 22, 2020. ISSN 1807-5762.  https://doi.org/10.1590/interface.190688.

Apesar dos benefícios do aleitamento materno exclusivo para a saúde materno-infantil, sua interrupção precoce ainda é muito frequente. O período após a alta hospitalar é o momento em que a mulher se depara com a maioria das dificuldades, sendo importante fortalecer as ações de apoio à amamentação. Este trabalho teve por objetivo desvelar as contribuições da inserção de uma comunidade virtual na rede social de apoio ao aleitamento materno exclusivo de mulheres após a alta hospitalar. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado em um grupo privado da rede social Facebook, gerenciado por profissionais de saúde, utilizando-se como referencial metodológico a Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade. O grupo foi um instrumento de promoção de diálogo e interação entre mulheres a partir de experiências contextualizadas com a realidade, propiciando a construção de novas relações interpessoais e ampliando suas redes sociais de apoio.

Keywords : Aleitamento materno exclusivo; Apoio ao aleitamento materno; Mídia social; Apoio social; Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )