Acessibilidade / Reportar erro

Governança e educação permanente em saúde: avaliação de mecanismos, contextos e resultados no Projeto Apoiadores* * Pesquisa financiada pela Organização Pan-Americana de Saúde e Secretaria Executiva/Departamento de Articulação Interfederativa do Ministério da Saúde e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS-PR).

Governance and permanent health education: evaluation of mechanisms, contexts and results in the Supporters Project

Gobernanza y educación permanente en salud: evaluación de mecanismos, contextos y resultados en el Proyecto Apoiadores

O estudo objetivou avaliar os mecanismos, contextos e resultados do apoio institucional do estado do Paraná relacionados com a governança em saúde. Trata-se de pesquisa avaliativa, qualitativa, ancorada na avaliação realista. Foram realizados 15 grupos focais com 83 gestores municipais de saúde e seis apoiadores regionais. Os dados foram organizados em matriz avaliativa e analisados segundo os preceitos da governança em saúde e Educação Permanente em Saúde (EPS). Procurou-se suscitar governança a partir das diretrizes de trabalho do referido projeto. Contextos habilitantes e restritivos foram evidenciados, bem como seus resultados. A EPS e o apoio institucional aos Conselhos Regionais dos Secretários Municipais de Saúde foram importantes diretrizes que desencadearam a governança colaborativa em distintos espaços da gestão em saúde.

Gestão em Saúde; Governança; Educação continuada


UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br