SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Non-Hodgkin lymphoma Time Trends in Brazil, 1980 - 2012Dietary quality among overweight women attended in an ‘Academia da Cidade’ in Belo Horizonte, Minas Gerais state author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos Saúde Coletiva

Print version ISSN 1414-462XOn-line version ISSN 2358-291X

Abstract

SILVA, Rita de Cássia Ribeiro et al. Dieta de padrão obesogênico: o impacto na saúde bucal em crianças e em adolescentes no Recôncavo Baiano, Brasil. Cad. saúde colet. [online]. 2015, vol.23, n.2, pp.198-205. ISSN 2358-291X.  https://doi.org/10.1590/1414-462X201500020038.

O objetivo deste estudo é avaliar a influência de padrões alimentares sobre a ocorrência de cárie dentária. Realizou-se um estudo transversal de base populacional, com uma amostra de 1.439 crianças de 6 a 13 anos, matriculadas em escolas públicas da cidade de São Francisco do Conde, no Estado da Bahia. Os exames de cárie dentária foram realizados por dois cirurgiões-dentistas (Kappa=0,72) no ambiente escolar, sob luz natural, com o auxílio de uma espátula de madeira e gaze. A ingestão alimentar foi avaliada por meio do questionário qualitativo-quantitativo de frequência alimentar. Um questionário sobre as condições demográficas e socioeconômicas foi aplicado nas famílias. A análise multivariada de Poisson foi realizada para fins estatísticos. Considerando ambas as dentições, as prevalências de cárie foram 82,14 e 37,3% nas dentições permanentes e decíduas, respectivamente. Os padrões alimentares identificados foram classificados em "padrão obesogênico", e os resultados mostraram uma associação estatisticamente significativa entre o padrão alimentar obesogênico e a cárie dentária "prudente". A proporção de alunos com cárie foi 1,4 vez maior entre aqueles que consomem frequentemente alimentos constituídos de uma dieta obesogênica padrão (RP=1,40 e IC95%=1,04-1,96) em comparação com aqueles que consomem, com menor frequência, esses tipos de alimentos.Uma associação positiva entre o padrão alimentar obesogênico e a cárie dentária foi encontrada nos estudantes Portanto, a promoção de hábitos alimentares saudáveis e de hábitos nutricionais devem ser incentivados como forma de prevenção da cárie dentária em crianças e em adolescentes.

Keywords : cárie dentária; padrões de consumo de alimentos; crianças; adolescentes.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )