SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Morbidade materna grave na microrregião de Barbacena/MGIdentificação de pacientes com indicação de Cuidados Paliativos na Estratégia Saúde da Família: estudo exploratório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1414-462Xversão On-line ISSN 2358-291X

Resumo

MIRANDA, Wanessa Debôrtoli de; PASSOS, Maria Cristina; FREITAS, Maria Imaculada de Fátima  e  BONOLO, Palmira de Fátima. Representações de mulheres doadoras de leite sobre a doação para bancos de leite humano. Cad. saúde colet. [online]. 2016, vol.24, n.2, pp.139-144. ISSN 2358-291X.  https://doi.org/10.1590/1414-462X201600020029.

Bancos de leite humano têm dificuldades para manter ou aumentar seus estoques, pois a adesão das mulheres ainda é baixa. Este é um estudo qualitativo embasado na teoria das representações sociais. Objetivou-se compreender representações de mulheres sobre a experiência da doação de leite. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas durante o ano de 2013. No total, 12 mulheres com idades entre 18 a 39 anos participaram do estudo. A maioria delas era primípara, casada ou vivia com o companheiro, não trabalhava fora de casa, tinha concluído o ensino médio e pertencia a classes econômicas baixas. Quatro categorias emergiram dos depoimentos: doação de leite humano; representações sobre o banco de leite humano; importância do aleitamento materno para o bebê e necessário para ser mãe; cuidados no pré-natal e conscientização da doação. As principais razões para doar relacionavam-se a representações que valorizavam a amamentação, o leite humano e o ato de doar. Essas mães tiveram dificuldades durante a doação, mas o sentimento gratificante, o valor dessa prática e o apoio de pessoas importantes ajudaram para a efetivação da doação. Os achados sobre o valor da doação e da amamentação fornecem subsídios para ações efetivas que motivem potenciais doadoras, possibilitando atenção integral desde a época do pré-natal.

Palavras-chave : bancos de leite; leite humano; seleção do doador; pesquisa qualitativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )