SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Tendência de mortalidade por acidente de trânsito em jovens no Sul do BrasilA depressão pós-parto em mulheres que sobreviveram à morbidade materna grave índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1414-462Xversão On-line ISSN 2358-291X

Resumo

STORINO, Bárbara Diniz et al. Atitudes de profissionais da saúde em relação ao comportamento suicida. Cad. saúde colet. [online]. 2018, vol.26, n.4, pp.369-377. ISSN 2358-291X.  http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x201800040191.

Introdução

O suicídio ocupa um lugar de destaque entre os agravos que atingem as populações devido ao grande impacto familiar, psicossocial e econômico. A atenção básica à saúde é o primeiro local onde são atendidos indivíduos que apresentam comportamento suicida, e as atitudes dos profissionais podem ser determinantes para a evolução dos casos.

Objetivo

Verificar as atitudes de profissionais da atenção básica diante do comportamento suicida.

Método

Estudo transversal, com aplicação do Questionário de Atitudes em Relação ao Comportamento Suicida aos profissionais da atenção básica do município de Barbacena-MG.

Resultados

A maioria da amostra foi representada por agentes de saúde, do sexo feminino, com idade entre 30-39 anos e com instrução média. Foram observadas mais atitudes positivas entre os médicos e os enfermeiros quando comparados aos outros profissionais. Não foram verificadas diferenças significativas das atitudes em relação ao sexo e à idade dos participantes.

Conclusão

Os técnicos de enfermagem e os agentes de saúde apresentaram atitudes mais negativas em relação aos demais. Esse é um dado que deve ser levado em conta nos programas de capacitação. O treinamento dos profissionais deve contemplar habilidades cognitivas e mudanças nas atitudes que possam favorecer a empatia e a compreensão do comportamento suicida, priorizando a capacitação dos agentes de saúde.

Palavras-chave : suicídio; profissional de saúde; atitude; atenção básica à saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )