SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Padrões alimentares e fatores associados em docentes de uma instituição privada de ensino superiorAvaliação da solicitação de exames laboratoriais em um hospital universitário: consequências para a clínica e a gestão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1414-462Xversão On-line ISSN 2358-291X

Resumo

GADENZ, Sabrina Dalbosco et al. Elaboração e validação de uma medida para avaliar o conhecimento de médicos de atenção primária do Brasil sobre recomendação nutricional para controle da hipertensão. Cad. saúde colet. [online]. 2019, vol.27, n.4, pp.404-411.  Epub 25-Nov-2019. ISSN 2358-291X.  https://doi.org/10.1590/1414-462x201900040205.

Introdução

Médicos da Atenção Primária à Saúde têm papel primordial no aconselhamento nutricional para reduzir a morbidade e a mortalidade relacionadas à hipertensão. A literatura é escassa em instrumentos validados para o Brasil que avaliam o conhecimento com base em evidências desses profissionais.

Objetivo

Elaborar uma medida para avaliar o nível de conhecimento de médicos de atenção primária do Brasil sobre recomendação nutricional para o controle de hipertensão arterial.

Método

Utilizou-se de um instrumento validado para a língua inglesa como base para elaboração da medida, a qual foi testada de acordo com os fundamentos da Teoria de Resposta ao Item. A dimensionalidade do questionário foi realizada na matriz de correlação policórica. Para estimar os parâmetros dos itens, foi utilizado o modelo logístico de dois parâmetros (discriminação e dificuldade).

Resultados

A maioria dos itens foi considerada fácil, e o poder discriminativo variou entre valores altos, moderados e baixos. A ausência de itens difíceis contribuiu para a imprecisão da medida entre aqueles com níveis superiores de conhecimento.

Conclusão

Os resultados mostram uma medida que mensura com melhor precisão médicos com baixo nível de conhecimento, sendo uma ferramenta útil para identificar profissionais que precisam melhorar seu conhecimento nutricional.

Palavras-chave : reprodutibilidade dos testes; atenção primária à saúde; médicos de atenção primária; hipertensão; educação alimentar e nutricional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )