SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Elaboração e validação de uma medida para avaliar o conhecimento de médicos de atenção primária do Brasil sobre recomendação nutricional para controle da hipertensãoDificuldades e facilidades do enfermeiro da Saúde da Família no processo de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1414-462Xversão On-line ISSN 2358-291X

Resumo

GOMES, André Felipe Maciel Moreno  e  NUNES, Altacílio Aparecido. Avaliação da solicitação de exames laboratoriais em um hospital universitário: consequências para a clínica e a gestão. Cad. saúde colet. [online]. 2019, vol.27, n.4, pp.412-419.  Epub 11-Nov-2019. ISSN 2358-291X.  http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x201900040219.

Introdução

Os princípios estabelecidos pelo SUS fizeram com que o atual cenário da saúde pública ganhasse complexidade envolvendo o financiamento e o suporte para a sustentabilidade do sistema. Há relatos sobre o excesso no uso de recursos diagnósticos, muitas vezes desnecessários, com consequências para os pacientes e o orçamento dos serviços de saúde, sobretudo hospitais.

Objetivo

Avaliar os resultados qualitativos e quantitativos de exames laboratoriais solicitados nos ambulatórios de Cardiologia e Endocrinologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Método

Foi realizado um estudo transversal com análise dos exames solicitados nos ambulatórios de Endocrinologia e Cardiologia entre julho/2012 e julho/2013.

Resultados

A quantidade de exames foi semelhante ao longo dos 12 meses, e a relação de exames/paciente foi maior no ambulatório de Cardiologia, com 10,36 exames, do que no ambulatório de Endocrinologia, com os 5,91 exames. Analisando os subelementos dos exames, os resultados foram próximos: em Cardiologia, a taxa média de elementos alterados foi de 20,79%, ao passo que, em Endocrinologia, o valor médio foi de 22,39%.

Conclusão

Entender o comportamento de médicos na solicitação dos exames laboratoriais em um hospital de grande porte pode estimular os líderes e os gestores a buscar propostas para melhorar o gerenciamento desses grandes centros de alta complexidade assistencial, buscando a eficiência e a qualidade na assistência e no ensino.

Palavras-chave : exames laboratoriais; economia da saúde; gestão em saúde; hospital.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )