SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Avaliação da solicitação de exames laboratoriais em um hospital universitário: consequências para a clínica e a gestãoFisioterapia em cuidados paliativos no contexto da atenção primária à saúde: ensaio teórico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1414-462Xversão On-line ISSN 2358-291X

Resumo

BRAGHETTO, Gláucia Tamburú; SOUSA, Leandra Andréia de; BERETTA, Denise  e  VENDRAMINI, Silvia Helena Figueiredo. Dificuldades e facilidades do enfermeiro da Saúde da Família no processo de trabalho. Cad. saúde colet. [online]. 2019, vol.27, n.4, pp.420-426.  Epub 11-Nov-2019. ISSN 2358-291X.  http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x201900040100.

Introdução

Os cuidados primários à saúde são discutidos internacionalmente desde 1978 com a Declaração de Alma-Ata. Quinze anos depois, nasceu no Brasil a Saúde da Família, em que se destaca o enfermeiro como um dos principais profissionais com atribuições no processo de trabalho que garante a prestação qualificada da assistência.

Objetivo

Analisar as dificuldades e as facilidades do processo de trabalho dos enfermeiros das Unidades Básicas de Estratégia Saúde da Família.

Método

Trata-se de um estudo de natureza descritiva, transversal e abordagem qualitativa, cujos dados foram obtidos a partir de entrevista semiestruturada. Os dados coletados em um período de três meses foram analisados por meio da análise temática.

Resultados

A análise revelou quatro núcleos de sentido relacionados à dificuldade: alta demanda espontânea, recursos humanos escassos, sobrecarga de atividades e educação permanente reduzida. Para as facilidades, foram identificados dois núcleos de sentido: formação holística e campo rico para pesquisas.

Conclusão

Os resultados forneceram subsídios para que os gestores de saúde implementem estratégias em prol do processo de trabalho dos enfermeiros, o que, consequentemente, refletirá em benefícios ao indivíduo, à família, à comunidade e a toda equipe de saúde.

Palavras-chave : atenção primária à saúde; saúde da família; enfermagem em saúde pública; processo de trabalho em saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )