SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número4Violência contra mulheres em Niterói, Rio de Janeiro: informações do Sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (2010-2014)Abordagem multinível quanto ao uso de serviços odontológicos no Sistema Único de Saúde entre adultos brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1414-462Xversão On-line ISSN 2358-291X

Resumo

MEDEIROS, Luciana Fernandes de. A inter-relação entre transtornos mentais comuns, gênero e velhice: uma reflexão teórica. Cad. saúde colet. [online]. 2019, vol.27, n.4, pp.448-454.  Epub 25-Nov-2019. ISSN 2358-291X.  https://doi.org/10.1590/1414-462x201900040316.

Introdução

Um dos problemas mais significativos de saúde pública na atualidade é a prevalência de transtornos mentais comuns (TMC) e o uso excessivo de medicamentos psicotrópicos. As mulheres são as que mais sofrem com os TMC e fazem uso de antidepressivos e ansiolíticos.

Objetivo

Desenvolver uma reflexão teórica sobre as inter-relações entre TMC, relações de gênero e velhice, bem como apontar algumas contribuições para a atenção primária à saúde mental.

Método

Foi realizada uma pesquisa de artigos no SciELO e Google Acadêmico. Dos 15 artigos encontrados, foram incluídos 13 sobre a temática e realizada uma análise crítica.

Resultados

Os TMC estão relacionados com as condições de vida e as iniquidades de gênero. Mulheres idosas, ao deixarem de desempenhar papéis sociais para os quais haviam se preparado e por muito tempo desempenharam, experimentam sintomas de TMC. Com a saída dos filhos de casa e as limitações físicas decorrentes do processo de envelhecer, muitas delas se encontram sem outros projetos de vida. Isso contribui para o agravamento dos sintomas.

Conclusão

A atenção primária à saúde precisa incluir discussões sobre velhice e gênero, além de incrementar ações de promoção em saúde mental em suas atividades cotidianas.

Palavras-chave : transtornos mentais; gênero; envelhecimento; condições de vida; atenção primária à saúde; psicofármacos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )