SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Political Family Clans: Portrait of the limits of democracy in contemporary BrazilElectronic Government as Technology for Social Inclusion: Reflections based on Social Work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Katálysis

On-line version ISSN 1982-0259

Abstract

SANTOS, Marta Alves  and  SENNA, Mônica de Castro Maia. Educação em Saúde e Serviço Social: instrumento político estratégico na prática profissional. Rev. katálysis [online]. 2017, vol.20, n.3, pp.439-447. ISSN 1982-0259.  https://doi.org/10.1590/1982-02592017v20n3p439.

A Educação em Saúde é um dos principais instrumentos do trabalho profissional do assistente social no campo da saúde. Assim sendo, reveste-se das dimensões ético-políticas, teórico-metodológicas e técnico-operativas que norteiam a competência profissional do assistente social que precisam ser mais bem compreendidas para a apreensão crítica da realidade profissional e para subsidiar a intervenção do Serviço Social. Este artigo traz alguns elementos para o debate em torno da Educação em Saúde como um dos instrumentos de trabalho do assistente social na área da saúde. Para tanto, aborda a trajetória histórica da educação em saúde no interior da política de saúde brasileira, destaca os principais paradigmas que têm orientado as ações de Educação em Saúde no país e elenca algumas questões para reflexão sobre a dimensão ético-política da Educação em Saúde como campo de intervenção do assistente social.

Keywords : Educação em Saúde; Serviço Social; Ações socioeducativas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )