SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Gênero e relações capitalistas de produção: uma reflexão a partir da perspectiva marxistaOs partidos políticos envolvidos na disputa pelo reconhecimento das famílias homoparentais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Katálysis

versão On-line ISSN 1982-0259

Resumo

PASSOS, Rachel Gouveia  e  NOGUEIRA, Cláudia Mazzei. O fenômeno da terceirização e a divisão sociossexual e racial do trabalho. Rev. katálysis [online]. 2018, vol.21, n.3, pp.484-503. ISSN 1982-0259.  https://doi.org/10.1590/1982-02592018v21n3p484.

Este texto tem como objetivo realizar uma análise em relação a terceirização com ênfase na divisão sociossexual e racial do trabalho. Compreendemos que há diferenciação em relação aos rebatimentos da terceirização em se tratando das mulheres negras, uma vez que a formação social brasileira está assentada no racismo, no patriarcado e no colonialismo. Nesse caminho, dividimos o artigo em três partes: no primeiro momento traremos elementos que definem o que é a terceirização; em seguida abordaremos sobre esse fenômeno no setor público e, por fim, trataremos do tema da terceirização e seus efeitos a partir da divisão sociossexual e racial do trabalho.

Palavras-chave : Terceirização; Precarização; Mulheres; Mulheres Negras; Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )