SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2SERVIÇOS AMBIENTAIS ASSOCIADOS À RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS POR MINERAÇÃO: POTENCIAL PARA PAGAMENTO DE SERVIÇOS AMBIENTAISREPRESENTAÇÃO SOCIAL DA SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL: A VISÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ambiente & Sociedade

versão impressa ISSN 1414-753Xversão On-line ISSN 1809-4422

Resumo

SILVA, JOSILENE HENRIQUES DA  e  PIRES, MARIA LUIZA LINS E SILVA. ASSOCIATIVISMO EM ÁREAS PROTEGIDAS: RESTRIÇÕES E POSSIBILIDADES NA EXPERIÊNCIA DOS GUIAS DE TURISMO DO CATIMBAU, PERNAMBUCO. Ambient. soc. [online]. 2016, vol.19, n.2, pp.169-186. ISSN 1809-4422.  https://doi.org/10.1590/1809-4422ASOC134847V1922016.

Este trabalho analisa a dinâmica organizacional instituída pela Associação de Guias do Turismo e do Desenvolvimento do Parque Nacional do Catimbau (AGTURC), em Pernambuco, como forma de estruturação da atividade turística em torno deste parque. Tal perspectiva é assentada nas discussões sobre as transformações pelas quais tem passado o espaço rural por meio de novas dinâmicas territoriais resultantes da ideia de conservação ambiental e valorização do campo, com a consequente instituição de áreas naturais protegidas. No caso em questão, constatou-se que a pouca atuação do poder público, a precariedade da infraestrutura logística da associação, além da deficiente administração de recursos escassos, dentre outros motivos, têm favorecido disputas internas pela condução dos visitantes, motivando, por exemplo, o descumprimento de acordos definidos em grupo. Aspectos estes reveladores das dificuldades e tensões vivenciadas em torno do turismo nesta Unidade de Conservação.

Palavras-chave : Associativismo; Unidades de Conservação; Turismo; Novas Ruralidades.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )