SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21TOPOPHILIA AND ENVIRONMENTAL VALUATION OF URBAN FOREST FRAGMENTS IN AN AMAZONIAN CITYANTIPARASITIC PLANTS USED BY THE KANTARURÉ-BATIDA INDIGENOUS COMMUNITY (NE-BRAZIL): ETHNOBOTANY AND LOCAL KNOWLEDGE-EROSION RISKS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ambiente & Sociedade

Print version ISSN 1414-753XOn-line version ISSN 1809-4422

Abstract

AMAZONAS, IURI TAVARES; SILVA, RODRIGO FREIRE DE CARVALHO E  and  ANDRADE, MARISTELA OLIVEIRA DE. GESTÃO AMBIENTAL HOTELEIRA: TECNOLOGIAS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS APLICADAS A HOTÉIS. Ambient. soc. [online]. 2018, vol.21, e01722.  Epub July 10, 2018. ISSN 1809-4422.  https://doi.org/10.1590/1809-4422asoc0172r2vu18l1ao.

A década de 1990 destacou a criação de novas dinâmicas de negócios focadas na responsabilidade ambiental. A hotelaria incorpora o conceito na tentativa de melhorar a eficiência no uso dos recursos e a qualidade de vida. Como resultado, práticas e tecnologias sustentáveis foram incorporadas à gestão ambiental de muitas empresas e novas obrigações legais e programas de incentivo empresarial foram desenvolvidos. Através de análise interdisciplinar, o estudo analisa a gestão ambiental hoteleira, pela incorporação de tecnologias e práticas sustentáveis, além do nível de exigência dos hóspedes com a responsabilidade socioambiental dos hotéis. Pela aplicação de questionários com gerentes e hóspedes, o trabalho avalia a gestão ambiental nos hotéis através de um índice de sustentabilidade, além de um índice de exigência de hóspedes no quesito ambiental. O nível de sustentabilidade na gestão hoteleira na cidade de João Pessoa, Brasil, foi apontado como intermediário e o nível de exigências dos hóspedes, como alto.

Keywords : sustentabilidade; inovação; gestão ambiental.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )