SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2The Clown Doctors in a pediatric unit of internment: experiences of the nursing staffEmblems and rituals: rebuilding the history of Hermantina Beraldo School of Nursing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

MELLO, Dominique Cavalcanti  and  RODRIGUES, Benedita Maria Rêgo Deusdará. O acompanhante de criança submetida à cirúrgia cardíaca: contribuição para a enfermagem. Esc. Anna Nery [online]. 2008, vol.12, n.2, pp.237-242. ISSN 1414-8145.  https://doi.org/10.1590/S1414-81452008000200006.

A experiência profissional no cuidar de crianças com cardiopatias congênitas nos levou a realizar o estudo cujo objeto foi o significado do atendimento no ambulatório de cirurgia cardíaca pediátrica, e o objetivo, apreender o típico da ação do acompanhante que traz a criança ao atendimento no ambulatório de cirurgia cardíaca. Para tanto, se utilizou a metodologia qualitativa do tipo exploratório-descritivo baseada na fenomenologia sociológica de Alfred Schutz cujos sujeitos foram os acompanhantes de crianças que realizaram cirurgia cardíaca e que retornaram para a revisão ambulatorial. As falas foram captadas com a entrevista fenomenológica, utilizando-se as seguintes questões: Qual o seu parentesco com a criança? O que espera da consulta no ambulatório? O típico da ação da acompanhante de crianças que se submeteu à cirurgia cardíaca é "obter uma boa notícia". O estudo nos fez refletir sobre a impor tância da inclusão do acompanhante como cliente do fazer cotidiano da Enfermagem Pediátrica.

Keywords : Enfermagem Pediátrica; Cardiopatias Congênitas; Acompanhantes de Pacientes; Pesquisa Qualitativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License