SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Intervenção educativa utilizando a atividade de vida respiração com adolescentesFlebite associada a cateteres intravenosos periféricos em crianças: estudo de fatores predisponentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145

Resumo

LIMA, Ivana Cristina Vieira de et al. Acidentes domésticos e diagnósticos de enfermagem de crianças nascidas expostas ao HIV. Esc. Anna Nery [online]. 2014, vol.18, n.2, pp.215-219. ISSN 1414-8145.  https://doi.org/10.5935/1414-8145.20140031.

Objetivou-se identificar fatores de riscos para acidentes domésticos em crianças nascidas expostas ao HIV e indicar os diagnósticos de enfermagem associados.

Métodos:

Estudo exploratório-descritivo, qualitativo, realizado no ambiente domiciliar de 12 famílias compostas por mãe HIV+ e criança nascida exposta ao vírus, entre janeiro e fevereiro de 2011. Usaram-se a fotografia como recurso tecnológico para apontar as situações de risco de acidentes e o formulário semiestruturado para caracterização das famílias. Analisaram-se os dados em conformidade às situações de risco preconizadas por normas de segurança para prevenção de acidentes domésticos.

Resultados:

Os acidentes identificados de maior risco para ocorrência foram: quedas e traumas; intoxicações; choque elétrico e asfixias/sufocações/engasgos. Os riscos identificados serviram de base para a classificação dos diagnósticos de enfermagem.

Conclusão:

O ambiente domiciliar deve ser foco de avaliação contínua, de modo que propicie intervenções para redução de vulnerabilidade de agravos à saúde infantil.

Palavras-chave : Saúde da criança; Acidentes domésticos; Enfermagem em saúde comunitária; HIV; Promoção da saúde.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )