SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2Saúde do Idoso: percepções relacionadas ao atendimentoPerfil e posicionamento do enfermeiro gerente quanto ao processo de enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145

Resumo

LIMA, Deivson Wendell da Costa et al. Referenciais teóricos que norteiam a prática de enfermagem em saúde mental. Esc. Anna Nery [online]. 2014, vol.18, n.2, pp.336-342. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20140049.

Esta pesquisa teve como objetivo identificar os referenciais teóricos que norteiam a prática clínica de enfermagem em saúde mental.

Métodos:

Estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevista semiestruturada. Os sujeitos do estudo foram enfermeiros que atuam nos Centros de Atenção Psicossocial de Fortaleza/CE. Utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin.

Resultados:

Emergiram cinco categorias que apontam os referenciais teóricos que norteiam a prática clínica dos enfermeiros: referencial das teorias de enfermagem; referencial biomédico; referencial das práticas alternativas; referencial da política de redução de danos; e o referencial da psicanálise.

Conclusão:

Identificou-se que a prática profissional da maioria dos entrevistados era norteada por mais de um desses referenciais; embora alguns apresentassem contradições entre si, isso não era percebido pelos sujeitos. Esses referenciais, em alguns momentos, eram aplicados apenas formalmente, sem o propósito de acolhimento do sujeito em sofrimento psíquico e suas demandas de cuidado.

Palavras-chave : Cuidados de enfermagem; Saúde mental; Prática profissional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )