SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4The man in primary healthcare: perceptions of nurses about the implications of gender in healthDescription of the characteristics of men in hemodialysis treatment with hepatitis B, C virus and HIV author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

MOREIRA, Renata Lívia Silva Fonsêca; FONTES, Wilma Dias de  and  BARBOZA, Talita Maia. Dificuldades de inserção do homem na atenção básica a saúde: a fala dos enfermeiros. Esc. Anna Nery [online]. 2014, vol.18, n.4, pp.615-621. ISSN 1414-8145.  https://doi.org/10.5935/1414-8145.20140087.

Objetivo:

Conhecer as dificuldades enfrentadas pelos enfermeiros no contexto da saúde do homem na atenção básica no Município de João Pessoa - PB.

Métodos:

Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva com abordagem qualitativa e a análise de conteúdo. Foram entrevistados 28 enfermeiros que desenvolviam ações de saúde há pelo menos um ano.

Resultados:

Os achados revelam que as dificuldades vivenciadas pelos enfermeiros envolvem principalmente: Ausência do homem; déficit de comportamento de autocuidado; sentimentos de temor vinculado ao trabalho; déficit na capacitação dos profissionais em saúde do homem e no conhecimento sobre a Política Nacional de Atenção Integral à saúde do Homem (PNAISH); feminilização desses serviços e incompatibilidade de horários.

Conclusão:

A efetividade das ações estratégicas referidas pelos enfermeiros depende de fatores que perpassam, entre outros aspectos, pelas questões de gênero, instrumentalização dos profissionais da saúde, readequações nos espaços cuidativos neste nível de atenção, bem como pela adequação do processo de trabalho dos profissionais envolvidos.

Keywords : Atenção Primária à Saúde; Gênero; Masculinidade; Saúde do Homem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )