SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4O impacto da homofobia na saúde do adolescenteRevelação do diagnóstico de HIV para o adolescente: modos de ser cotidiano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

FIGUEIREDO, Sarah Vieira et al. Conhecimento das famílias de crianças e adolescentes com malformação neural acerca dos seus direitos em saúde. Esc. Anna Nery [online]. 2015, vol.19, n.4, pp.671-678. ISSN 2177-9465.  https://doi.org/10.5935/1414-8145.20150090.

Objetivo:

Compreender o conhecimento das famílias de crianças e adolescentes com mielomeningocele sobre os seus direitos em saúde e identificar como tem ocorrido o processo de orientação acerca das políticas públicas de saúde.

Métodos:

Estudo qualitativo, realizado em hospital de referência pediátrica no Ceará, onde desenvolveram-se entrevistas semiestruturadas com 15 famílias, de setembro de 2013 a fevereiro de 2014. Os dados foram submetidos à análise categorial temática.

Resultados:

As famílias possuíam pouca informação acerca dos direitos de seus filhos, aspecto que esteve relacionado às lacunas existentes na orientação dos familiares por parte dos profissionais de saúde. Esse desconhecimento repercutiu em dificuldades econômicas, devido aos altos custos com os insumos necessários no cotidiano.

Conclusão:

Conclui-se ser necessário investir na formação dos profissionais, favorecendo a sua aquisição de competências para atuar junto às famílias, de modo a contribuir para a sua apreensão de conhecimentos e autonomia.

Palavras-chave : Pessoas com Deficiência; Doença Crônica; Defesa da Criança e do Adolescente; Políticas Públicas de Saúde; Meningomielocele.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )