SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1O uso do preservativo entre os participantes do Carnaval - perspectiva de gêneroContribuições da equipe de saúde visando à promoção da segurança do paciente no cuidado intensivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

BARRETO, Mayckel da Silva; MATSUDA, Laura Misue  e  MARCON, Sonia Silva. Fatores associados ao inadequado controle pressórico em pacientes da atenção primária. Esc. Anna Nery [online]. 2016, vol.20, n.1, pp.114-120. ISSN 2177-9465.  https://doi.org/10.5935/1414-8145.20160016.

Objetivos:

Identificar a associação entre fatores socioeconômicos, pessoais e de cuidado à saúde, com o inadequado controle pressórico.

Métodos:

Estudo descritivo, transversal, realizado junto a 392 indivíduos com hipertensão arterial, selecionados aleatoriamente e de forma proporcional, dentre os cadastrados nas 23 Unidades Básicas de Saúde de um município do Sul do Brasil. Os dados foram coletados nos domicílios, no período de dezembro de 2011 a março de 2012, utilizando-se um questionário semiestruturado.

Resultados:

Quase metade dos entrevistados apresentou inadequado controle pressórico, o qual esteve associado à idade igual ou superior a 60 anos; não adesão à farmacoterapia; não comparecimento às consultas agendadas e; consumo de três ou mais drogas anti-hipertensivas.

Conclusão:

Dentre às ações para melhorar o controle pressórico das pessoas com hipertensão arterial, a equipe de saúde necessita criar estratégias que estimulem o comparecimento às consultas aprazadas e simplifiquem o esquema terapêutico. Tais atividades devem enfocar especialmente os idosos.

Palavras-chave : Hipertensão; Prevenção de Doenças; Fatores de Risco; Atenção Primária à Saúde; Enfermagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )