SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Contribuições da equipe de saúde visando à promoção da segurança do paciente no cuidado intensivoDoença de alzheimer na pessoa idosa/família: Dificuldades vivenciadas e estratégias de cuidado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

SANTOS, Ana Maria Ribeiro dos; RODRIGUES, Rosalina Aparecida Partezani; SANTOS, Claudia Benedita dos  e  CAMINITI, Gustavo Bussi. Distribuição geográfica dos óbitos de idosos por acidente de trânsito. Esc. Anna Nery [online]. 2016, vol.20, n.1, pp.130-137. ISSN 2177-9465.  https://doi.org/10.5935/1414-8145.20160018.

Objetivo:

Analisar os acidentes de trânsito envolvendo idosos em que ocorreu desfecho fatal, segundo condição do acidentado, local de ocorrência e causa do óbito, elaborando mapas de distribuição geográfica.

Métodos:

Estudo transversal realizado na Delegacia de Repressão aos Crimes de Trânsito de Teresina, em uma população de 68 boletins de registro de acidente e inquéritos policiais de idosos nos anos de 2010 e 2011. Na análise espacial utilizaram-se o Índice Local de Moran e a densidade de Kernel.

Resultados:

Em relação à condição do idoso no momento do acidente, comprovou-se que 57,3% dos óbitos foram de pedestres. Considerando o local de ocorrência e a primeira causa registrada, constatou-se que 49,6% ocorreram no local do acidente, a maior causa o politraumatismo.

Conclusão:

Os óbitos concentraram-se na área urbana, com aglomerado de bairros com alta ocorrência de acidente, apresentando correlação positiva, evidenciando também a existência de regiões com maior densidade de ocorrências.

Palavras-chave : Idoso; Acidentes de trânsito; Óbito; Análise espacial.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )