SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Doença de alzheimer na pessoa idosa/família: Dificuldades vivenciadas e estratégias de cuidadoAvaliação da qualidade de vida relacionada à saúde no primeiro ano após a queimadura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

SILVA, Richardson Augusto Rosendo da et al. Estratégias de enfrentamento utilizadas por pacientes renais crônicos em tratamento hemodialítico. Esc. Anna Nery [online]. 2016, vol.20, n.1, pp.147-154. ISSN 2177-9465.  https://doi.org/10.5935/1414-8145.20160020.

Objetivo:

Conhecer as estratégias de enfrentamento utilizadas por pacientes renais crônicos submetidos ao tratamento hemodialítico, frente às dificuldades inerentes à doença.

Métodos:

Estudo descritivo, qualitativo, realizado com 30 pessoas que viviam com condições renais crônicas, em uma unidade de hemodiálise no Nordeste do Brasil. Os dados foram coletados de janeiro a março de 2013 por meio de um instrumento de entrevista semiestruturada e analisados segundo a análise de conteúdo, modalidade temática. Utilizou-se como referencial a teoria do Enfrentamento ou coping.

Resultados:

As categorias que emergiram dos discursos dos entrevistados foram: apoio familiar; apego à religião/crença; negação e esquiva; e resiliência.

Conclusão:

A forma para manejar as dificuldades inerentes à doença revelou-se por estratégias de enfrentamento tanto baseadas na emoção, como no problema. Assim, foram desenvolvidos esforços para administrar ou alterar os problemas iniciais, bem como tentativas de substituir ou regular o impacto emocional da doença.

Palavras-chave : Enfermagem; Diálise renal; Adaptação psicológica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )