SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Práticas na assistência ao parto em maternidades com inserção de enfermeiras obstétricas, em Belo Horizonte, Minas GeraisSensibilizando a criança com diabetes para o cuidado de si: Contribuição à prática educativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

OLIVEIRA, Léa Dolores Reganhan de  e  LOPES, Maria Helena Baena de Moraes. Validação da versão brasileira do Gaudenz-Fragebogen: utilizado para o diagnóstico diferencial da incontinência urinária feminina. Esc. Anna Nery [online]. 2016, vol.20, n.2, pp.332-336. ISSN 2177-9465.  https://doi.org/10.5935/1414-8145.20160045.

Objetivo:

Validar a versão brasileira do Gaudenz-Fragebogen, utilizado no diagnóstico diferencial da incontinência urinária feminina de esforço e de urgência.

Métodos:

A confiabilidade foi conferida por meio da aplicação do teste-reteste em 60 mulheres. Para a avaliação da validade de critério concorrente os diagnósticos, baseados nos escores do questionário adaptado, foram comparados com o estudo urodinâmico (padrão-ouro), em 116 mulheres com incontinência urinária.

Resultados:

O questionário demonstrou ser confiável e apresentou estabilidade. A sensibilidade e especificidade para o diagnóstico da incontinência urinária de esforço foram 9,0% e 96,7%, e para a de urgência de 44,7% e 70%, respectivamente.

Conclusão:

O questionário é confiável e estável, e pode ser indicado para compor as fases que antecedem o diagnóstico final. Entretanto, não é recomendável a sua utilização como único recurso para determinar o diagnóstico diferencial da incontinência urinária feminina.

Palavras-chave : Incontinência urinária; Diagnóstico diferencial; Estudos de validação; Saúde da mulher.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )