SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3The support of social network in homecareExecution capacity of instrumental activities of daily living in elderly: Ethnonursing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145On-line version ISSN 2177-9465

Abstract

NEVES, Fernanda Guimarães et al. O trabalho da enfermagem em emergencia pediatrica na perspectiva dos acompanhantes. Esc. Anna Nery [online]. 2016, vol.20, n.3, e20160063.  Epub June 07, 2016. ISSN 2177-9465.  https://doi.org/10.5935/1414-8145.20160063.

Objetivo:

Analisar o processo de trabalho da equipe de enfermagem no cuidado de crianças em situação de emergência na perspectiva do acompanhante.

Métodos:

Estudo qualitativo, desenvolvido através de entrevista semiestruturada com 20 acompanhantes de crianças atendidas na emergência pediátrica de um hospital no município do Rio de Janeiro, participantes do Programa SOS Emergência. Foi utilizada a Análise Temática para tratamento dos dados.

Resultados:

O processo de trabalho de enfermagem tem como base ideológica a rapidez em salvar vidas, a humanização no cuidado através da conversa e da explicação do procedimento à criança e ao acompanhante. Sofre influência dos recursos materiais e físicos disponíveis na unidade hospitalar e da desestruturação da rede de atenção em saúde.

Conclusão:

Para complementar o processo de trabalho iniciado na emergência pediátrica, são necessárias orientações de cuidado na alta e acerca da reestruturação da rede de atendimento à criança nos níveis do Sistema Único de Saúde.

Keywords : Serviço Hospitalar de Emergência; Saúde da Criança; Enfermagem Pediátrica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )