SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3O campo de observação em pesquisa sobre a experiência familiar de cuidadoAnsiedade e depressão em cirurgia cardíaca: diferenças entre sexo e faixa etária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

PINTO, Agnes Caroline Souza et al. Prática educativa com jovens usuários de crack visando a prevenção do HIV/AIDS. Esc. Anna Nery [online]. 2016, vol.20, n.3, e20160066.  Epub 14-Jun-2016. ISSN 2177-9465.  https://doi.org/10.5935/1414-8145.20160066.

Objetivo:

Relatar a intervenção educativa com jovens usuários de crack visando à prevenção do HIV/AIDS através da metodologia de Círculo de Cultura.

Métodos:

Pesquisa de natureza qualitativa, realizada em 2012 com 10 jovens usuários de crack atendidos em uma comunidade terapêutica de Fortaleza-CE. A coleta de informações incluiu: observação participante com diário de campo; registro fotográfico e filmagem; e, como produção do grupo, teatro de fantoches.

Resultados:

O Círculo de Cultura permitiu aos jovens desvelar as suas principais vulnerabilidades ao HIV/AIDS, como o compartilhamento de canudos e cachimbos no uso da cocaína/crack e a perda da consciência como influenciadora na diversidade de parceiros e no não uso do preservativo nas relações sexuais.

Conclusão:

A intervenção educativa criou possibilidades para a inserção do(a) enfermeiro(a) no cenário da comunidade terapêutica, a fim de fortalecer articulações em rede para o trabalho de prevenção ao HIV/AIDS entre usuários de crack.

Palavras-chave : Adolescente; Síndrome da imunodeficiência adquirida; Crack cocaine.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )