SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3O grupo operativo como instrumento de aprendizagem do cuidado por mães de filhos com deficiênciaConsumo de drogas entre pessoas idosas e a redução de danos: reflexão a partir da complexidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

CAMPOS, Ludimila Brum et al. Experiências de pessoas internadas com o processo de punção de veias periféricas. Esc. Anna Nery [online]. 2016, vol.20, n.3, e20160078.  Epub 14-Jun-2016. ISSN 2177-9465.  http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20160078.

Objetivo:

Compreender os componentes representacionais, as origens das experiências dos participantes com o processo de punção de veias periféricas, suas percepções e marcadores implícitos e explícitos de demandas de cuidado segundo concepção de Neuman.

Métodos:

Pesquisa de Representação Social Processual realizada com adultos que tiveram veias puncionadas internados num hospital de Minas Gerais. Amostra de 149 pessoas de seleção completa. Entrevistas individuais gravadas usando técnica de recorte e colagem de gibi. Na análise de conteúdo, aplicaram-se NVivo e teoria de Neuman.

Resultados:

Predominaram mulheres em idade ≥ 50 anos. Experiências contemplaram relatos próprios, com terceiros, familiares e profissionais, percebidas como dialógicas, expressando sentimentos/comportamentos, valores, informações/conhecimentos e objetos representacionais, sendo aquelas com familiares pouco expressivas devido ao enfoque sobre acolhimento.

Conclusão:

Fragmentos de discurso e imagens de gibi selecionados demonstram exposição a estressores (intrapessoais, extrapessoais e interpessoais), caracterizando lacunas nas demandas de cuidados de enfermagem quando se integram tecnologias relacionais, cognitivas/especializadas e instrumentais.

Palavras-chave : Cateterismo periférico; Punções; Cultura; Hospitalização; Enfermagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )