SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Experiências de pessoas internadas com o processo de punção de veias periféricasA bricolage na pesquisa em educação em enfermagem: Relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

CRUZ, Vânia Dias et al. Consumo de drogas entre pessoas idosas e a redução de danos: reflexão a partir da complexidade. Esc. Anna Nery [online]. 2016, vol.20, n.3, e20160076.  Epub 14-Jun-2016. ISSN 2177-9465.  https://doi.org/10.5935/1414-8145.20160076.

Objetivo:

Refletir acerca da Redução de Danos entre pessoas idosas que consomem drogas, sob a ótica da complexidade de Morin.

Métodos:

Estudo teórico filosófico que utilizou os sete princípios orientadores de um pensamento vinculativo que lida com a incerteza e estão em constante processo de construção: sistêmico ou organizacional, hologramático, retroatividade, recursividade, autonomia-dependência, dialógico e da reintrodução do sujeito cognoscente em todo conhecimento.

Resultados:

Faz uma relação entre alguns princípios norteadores da Redução de Danos e os comportamentos das pessoas idosas que consomem drogas, refletindo-se a partir de indagações e provocações constituídas por características antagônicas e complementares.

Conclusões:

O referencial da complexidade, permitiu dialogar sobre a pluralidade de concepções que permeiam a vida das pessoas idosas que consomem drogas e que apresentam práticas antagônicas e discordantes, que o Programa de Redução de Danos procura entender e respeitar, sem propor comportamentos que se julgam adequados e a abstinência do consumo.

Palavras-chave : Idoso; Usuários de drogas; Dinâmica Não Linear; Enfermagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )