SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Consumo de drogas entre pessoas idosas e a redução de danos: reflexão a partir da complexidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

CAMPOS, Leonara Raddai Gunther de  e  RIBEIRO, Mara Regina Rosa. A bricolage na pesquisa em educação em enfermagem: Relato de experiência. Esc. Anna Nery [online]. 2016, vol.20, n.3, e20160071.  Epub 07-Jun-2016. ISSN 2177-9465.  https://doi.org/10.5935/1414-8145.20160071.

Introdução:

Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a utilização da bricolage em uma pesquisa educacional em enfermagem.

Objetivo:

Relatar a experiência do uso da bricolage.

Métodos:

Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o termo e sua utilização em meio científico, em seguida, as autoras apresentam a experiência da aplicação do método em uma pesquisa de Mestrado em Enfermagem. A bricolage possibilitou a combinação de estratégias para a construção dos dados, como a observação participante, entrevista semiestruturada, análise documental e gravação em áudio das sessões tutoriais. A análise dos dados foi uma etapa bem peculiar e criativa, onde as autoras, amparadas pela bricolage criaram seu próprio processo de análise.

Conclusões:

Dentre os principais resultados são ressaltados as vantagens proporcionadas pela utilização da bricolage, como a captação dos aspectos multilógicos dos fenômenos e desafios. Implicações para a prática: Este relato contribui com novas opções metodológicas para estudos em enfermagem.

Palavras-chave : Educação; Enfermagem; Metodologia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )