SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Acupuntura para intervenção de diagnósticos de enfermagem: avaliação de experts e especialistas de enfermagemA história oral e pesquisa documental como itinerário de pesquisa na enfermagem: um estudo bibliométrico (2000-2014) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

LORO, Marli Maria et al. Desvelando situações de risco no contexto de trabalho da Enfermagem em serviços de urgência e emergência. Esc. Anna Nery [online]. 2016, vol.20, n.4, e20160086.  Epub 25-Ago-2016. ISSN 2177-9465.  https://doi.org/10.5935/1414-8145.20160086.

Objetivo:

Conhecer a percepção de uma equipe de enfermagem acerca dos riscos ocupacionais, no contexto do trabalho de enfermagem, em serviços de urgência e emergência e identificar as medidas de proteção à saúde utilizadas.

Métodos:

Estudo descritivo exploratório realizado com 24 profissionais da equipe de enfermagem que atuavam na unidade de urgência e emergência de um hospital da região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Utilizou-se a entrevista semiestruturada e análise de conteúdo temática.

Resultados:

Emergiram duas categorias: percepção dos riscos ocupacionais: um olhar sobre a realidade; e equipamentos de proteção individual: da percepção à utilização pelo trabalhador de enfermagem.

Conclusão:

Faz-se necessário que ações educativas sejam desenvolvidas de forma permanente e que envolvam a equipe de enfermagem, pois a inclusão dos atores sociais no processo reflexivo possibilita sua sensibilização, instrumentalização e aprendizado de forma coletiva sobre as medidas de proteção à saúde na perspectiva dos riscos ocupacionais.

Palavras-chave : Riscos Ocupacionais; Enfermagem; Saúde do Trabalhador.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )