SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4Identificação de Staphylococcus aureus em profissionais de enfermagem que cuidam de pessoas com HIV/AIDSAutonomia profissional da enfermeira: algumas reflexões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

SOUZA, Maria Helena do Nascimento; NESPOLI, Antonella  e  ZEITOUNE, Regina Célia Gollner. Influência da rede social no processo de amamentação: um estudo fenomenológico. Esc. Anna Nery [online]. 2016, vol.20, n.4, e20160107.  Epub 28-Nov-2016. ISSN 2177-9465.  https://doi.org/10.5935/1414-8145.20160107.

Objetivo:

Compreender a influência da rede social de mulheres durante o processo de amamentação.

Médodos:

Pesquisa qualitativa embasada no referencial da fenomenologia sociológica de Alfred Schutz e na abordagem de rede social de Sanicola, realizada em uma unidade de atenção primária à saúde de Monza - Itália. Foram entrevistadas 11 mulheres por meio de entrevista semiestruturada.

Resultados:

Na análise compreensiva foram desveladas três categorias: apoio familiar cotidiano, conselho de profissionais para vencer dificuldades e perspectiva de compreensão e apoio. Os membros da rede social que mais influenciaram na decisão e continuidade da amamentação foram: marido, mãe da participante, amigas e enfermeira. O relacionamento com estes significou auxilio, orientação e expectativa de compreensão e apoio.

Conclusão:

O conhecimento da rede social constitui em um importante subsídio para que profissionais de saúde possam buscar a interação e o fortalecimento dessa rede, bem como propiciar ações mais eficazes de promoção, proteção e apoio à amamentação.

Palavras-chave : Rede Social; Apoio Social; Aleitamento materno; Enfermagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )