SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Acidente ocupacional entre profissionais de enfermagem atuantes em setores críticos de um pronto-socorroPerspectivas de indivíduos com diabetes sobre autocuidado: contribuições para assistência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

BARRETO, Mayckel da Silva; ARRUDA, Guilherme Oliveira de; GARCIA-VIVAR, Cristina  e  MARCON, Sonia Silva. Cuidado centrado na família em unidades emergenciais: percepção de enfermeiros e médicos brasileiros. Esc. Anna Nery [online]. 2017, vol.21, n.2, e20170042.  Epub 27-Abr-2017. ISSN 2177-9465.  https://doi.org/10.5935/1414-8145.20170042.

Objetivo:

Conhecer a percepção de médicos e enfermeiros atuantes em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) sobre o Cuidado Centrado na Família (CCF).

Métodos:

Estudo descritivo de abordagem qualitativa realizado em duas unidades emergenciais no Sul do Brasil. Participaram 32 profissionais de saúde, cujas falas foram gravadas, transcritas e submetidas à Análise de Conteúdo, modalidade temática.

Resultados:

A maioria dos entrevistados desconhecia o CCF, entretanto, percebia-o como uma prática que valoriza a presença da família e permite sua inserção no cuidado. Muitos acreditavam ser difícil a implementação do CCF nas UPA brasileiras, em decorrência do despreparo profissional sobre o tema, do alto fluxo e da rotatividade dos pacientes, do diminuto espaço físico e do perfil sociocultural da população atendida.

Conclusão:

É premente a discussão deste referencial de cuidado junto a gestores e profissionais, a fim de que, paulatinamente, e na medida de suas possibilidades, se amplie o cuidado às famílias nas unidades emergenciais.

Palavras-chave : Família; Serviços Médicos de Emergência; Pessoal de Saúde; Relações profissional-família.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )