SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Vivências de mulheres cuidadoras de pessoas idosas dependentes: orientação de gênero para o cuidado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

CAMPOS, Fredy Hernán Polo et al. Cuidado humanizado como Política Pública. Caso peruano. Esc. Anna Nery [online]. 2017, vol.21, n.2, e20170029.  Epub 27-Abr-2017. ISSN 2177-9465.  https://doi.org/10.5935/1414-8145.20170029.

É uma experiência de transferência de conhecimento que possibilitou fortalecer o processo de implementação de uma política pública de cuidado humanizado na região de La Libertad no período 2007-2014, cujo objetivo é redimensionar as relações de poder entre Estado e sociedade civil em relação ao cuidado da vida e da liberdade, conceitos que dão significado e propósito para uma política sócio- sanitária. A experiência foi baseada no desenvolvimento de uma massa crítica de pessoal de saúde, a fim de desafiar o atual modelo de cuidados com vistas a propor um modelo de cuidado humanizado destinada a preservar a saúde e desenvolver a cidadania. Para os processos de modelagem de prestação social e de saúde desenvolvido, as estruturas foram modificadas e os processos de gestão de saúde reinventado. Sem dúvida, esta experiência precisa ser avaliada, reforçada e melhorada, presisando determinar sua eficácia, eficiência e avaliar o impacto sobre a saúde e o desenvolvimento da população liberteña para garantir a sustentabilidade e investimento por parte da classe política e técnica.

Palavras-chave : Humanização da Assistência; Desenvolvimento; Política Pública de Saúde.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol | Inglês     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )