SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue4The construction of permanent education in the process of health work in the state of Minas Gerais, BrazilTheoretical-practical acquisition of topics relevant to patient safety: dilemmas in the training of nurses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145On-line version ISSN 2177-9465

Abstract

BAPTISTA, Marina Kelly Santos et al. O paciente e as relações de poder-saber cuidar dos profissionais de enfermagem. Esc. Anna Nery [online]. 2017, vol.21, n.4, e20170064.  Epub Aug 07, 2017. ISSN 2177-9465.  https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0064.

Estudo cujo objetivo foi analisar, no discurso de pacientes internados, como o poder do saber se revela nas relações de cuidado de Enfermagem. Foi desenvolvido na perspectiva qualitativa, tendo como referencial teórico o conceito de poder emitido por Michel Foucault. A coleta dos dados se deu entre agosto e dezembro de 2015 e os participantes foram 16 pacientes internados nas clínicas médica e cirúrgica de um hospital universitário, os quais tiveram o discurso gravado mediante entrevista semiestruturada, após aprovação do comitê de ética sob Parecer nº 1189934. Para analisar os dados se utilizou o sistema de diferenciações desenvolvido por Foucault. Os resultados mostraram que os profissionais exercem poder pelo saber profissional altamente especializado e que eles sabem o que fazem, por isso mandam e controlam a realização dos cuidados, conduzindo o paciente à submissão. Conclui que o exercício do poder de cuidar deve ser balizado pela observância dos princípios éticos e bioéticos.

Keywords : Enfermagem; Poder; Relações Enfermeiro-paciente; Ética.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )