SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Educação Permanente em Saúde na atenção ao idoso: dificuldades e facilidades do Núcleo de Apoio à Saúde da FamíliaAvaliação dos atributos da atenção primária à saúde: criança e adolescente vivendo com HIV índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

SOUSA, Kayo Henrique Jardel Feitosa et al. Risco de adoecimento e custo humano no trabalho em um hospital psiquiátrico. Esc. Anna Nery [online]. 2018, vol.22, n.2, e20170288.  Epub 18-Jun-2018. ISSN 2177-9465.  https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0288.

Objetivo:

Investigar o risco de adoecimento e o custo humano no trabalho sob o ponto de vista da equipe de enfermagem de um hospital psiquiátrico.

Método:

Estudo transversal, realizado em um hospital psiquiátrico, com 74 trabalhadores de enfermagem. Foi aplicada a Escala de Custo Humano no Trabalho.

Resultados:

Na avaliação do custo humano no trabalho, o fator custo cognitivo foi avaliado como risco crítico para adoecimento do trabalhador de enfermagem, enquanto os fatores custo afetivo e custo físico demonstraram avaliação satisfatória. Os itens considerados críticos para adoecimento referiram-se a: ter controle das emoções, lidar com a agressividade dos outros, uso da visão e memória, uso contínuo e repetido das pernas e mãos.

Conclusão:

Os itens avaliados indicaram condições críticas para a saúde mental do trabalhador de enfermagem, revelando risco de adoecimento.

Palavras-chave : Enfermagem; Saúde do Trabalhador; Saúde Mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )