SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3A construção epistemológica da transexualidade: a ciência, enfermagem e o senso comumItinerário terapêutico de pessoas com tuberculose diante de suas necessidades de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

BARRETO, Mayckel da Silva et al. Discurso de enfermeiros e médicos sobre a utilização do serviço de emergência por imigrantes. Esc. Anna Nery [online]. 2019, vol.23, n.3, e20190003.  Epub 05-Set-2019. ISSN 2177-9465.  https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2019-0003.

Objetivo:

Descrever o discurso de enfermeiros e médicos frente a utilização dos serviços de emergência por imigrantes.

Método:

Estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa, realizado em uma unidade pública de pronto atendimento localizada no norte do Paraná. Participaram 16 profissionais que foram entrevistados por meio de um roteiro semiestruturado. As entrevistas foram áudio-gravadas e seu conteúdo, após transcrito, submetido à análise de discurso francesa.

Resultados:

Identificou-se, segundo os profissionais, que os imigrantes buscam os serviços emergenciais principalmente por problemas relacionados ao trabalho, porque desconhecem o funcionamento do sistema de saúde brasileiro e porque tem dificuldades para o acesso a outros serviços. Além disso, houve destaque para as barreiras comunicacionais, culturais, profissionais, socioeconômicas e de preconceito como influenciadoras no atendimento à população imigrante.

Conclusão e implicações para a prática:

Diante desses achados é premente que sejam desenvolvidas atividades de orientação e preparo da população imigrante sobre a cultura e o sistema de saúde brasileiro e dos profissionais de saúde acerca do perfil cultural e sócio-sanitário da população imigrante, potencializando assim, a busca adequada dos usuários e o atendimento qualificado.

Palavras-chave : Pessoal de Saúde; Emigrantes e Imigrantes; Serviços Médicos de Emergência; Enfermeiras e Enfermeiros; Médicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )