SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Formação profissional e violência sexual contra a mulher: desafios para a graduação em enfermagemA ocorrência da tuberculose e sua relação com as desigualdades sociais: Estudo de revisão Integrativa na Base PubMed índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

MENDES, Anabela Pereira. A incerteza na doença critica e o imprevisto: mediadores importantes no processo de comunicação enfermeiro-família. Esc. Anna Nery [online]. 2020, vol.24, n.1, e20190056.  Epub 28-Nov-2019. ISSN 2177-9465.  http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2019-0056.

Objetivo:

Este trabalho teve como finalidade compreender, tendo por base a Teoria da Incerteza na doença de Mishel e a Teoria das Transições de Meleis, o modo como a incerteza na doença e o imprevisto mediam o processo de comunicação enfermeiro-família e se traduzem na experiência vivida da família.

Método:

Considerando a intencionalidade da pesquisa, enquadra-se num paradigma qualitativo e numa abordagem fenomenológica, de acordo com Van Manen. Os participantes foram referenciados em “bola de neve” e a recolha de dados foi realizada por entrevista com questões abertas.

Resultados:

Na análise dos dados, identificaram-se três temas essenciais: Os antecedentes da incerteza: condição inerente ao sujeito; O processo de apreciação da incerteza: capacidades e oportunidades; O modo de lidar com a incerteza: estratégias de coping.

Conclusão e implicações para a prática:

Constatou-se que a pessoa, membro da família que vive a incerteza, tem condições pessoais que influenciam o processo de apreciação e lidar com a incerteza. A comunicação que estabelece com os enfermeiros, nomeadamente na procura de informação, será mediada pela vivência da incerteza, num imprevisto constante. A adaptação que deseja e procura decorre das estratégias de coping desenvolvidas também com os enfermeiros, considerando a incerteza um perigo ou uma oportunidade.

Palavras-chave : Família; Incerteza; Cuidado Transicional; Assistência Centrada no Paciente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )