SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Repercussões psíquicas em mães de crianças com Síndrome Congênita do Zika VírusValidação da Escala de Avaliação de Agências de Autocuidado (ASA) em adolescentes chilenos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145versão On-line ISSN 2177-9465

Resumo

SANTOS, Katerine Moraes dos et al. Perfil da equipe de enfermagem de unidades ambulatoriais universitárias: considerações para a saúde do trabalhador. Esc. Anna Nery [online]. 2020, vol.24, n.2, e20190192.  Epub 17-Fev-2020. ISSN 2177-9465.  http://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2019-0192.

Objetivo

identificar o perfil sociodemográfico, laboral e de saúde da equipe de enfermagem de unidades ambulatoriais especializadas.

Método

Estudo quantitativo, descritivo, realizado com 388 profissionais de enfermagem de ambulatórios de universidades públicas no município do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por equipe de auxiliares capacitados. A análise foi realizada por meio do software SPSS.

Resultados

houve predomínio do sexo feminino, idade acima de 50 anos, profissionais casados e com filhos. Percentual maior de trabalhadores possuía Pós-Graduação Lato Sensu, vínculo permanente, um vínculo empregatício e carga horária laboral de 31 a 60 horas semanais. Prevaleceram aqueles que autoavaliaram o estado de saúde como bom. Dentre as doenças crônicas com diagnóstico médico, destacaram-se o estresse, as doenças osteoarticulares e as varizes.

Conclusões e implicações para a prática

os resultados mostraram, além de dados que corroboram com a realidade nacional e internacional, uma realidade que não é prerrogativa apenas da enfermagem, como o duplo vínculo e uma alta prevalência de estresse associado a outros problemas de saúde. Observa-se um cenário preocupante no mundo do trabalho da equipe de enfermagem ambulatorial, o qual traz à tona concepções e práticas negativas potencialmente causadoras de insatisfações, riscos, danos, inseguranças e adoecimentos no trabalho.

Palavras-chave : Enfermagem; Recursos Humanos de Enfermagem; Equipe de Enfermagem; Ambulatório hospitalar; Saúde do Trabalhador.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )