SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue4How do psychologists in São Paulo state public education work? a study about their practices and conceptions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893

Abstract

SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos; POLYDORO, Soely A. J.; SCORTEGAGNA, Silvana Alba  and  LINDEN, Maria Salete S.. Integração ao ensino superior e satisfação acadêmica em universitários. Psicol. cienc. prof. [online]. 2013, vol.33, n.4, pp.780-793. ISSN 1414-9893.  https://doi.org/10.1590/S1414-98932013000400002.

O presente estudo teve como objetivos avaliar a integração e a satisfação acadêmica em universitários e analisar sua relação, conforme o curso e a etapa de formação. Participaram 203 estudantes dos cursos de Psicologia (n=76) e Odontologia (n=127) de uma universidade particular, sendo a maioria mulheres (n=158). Foram aplicados um Questionário de Vivência Acadêmica (QVA-r) e uma Escala de Satisfação Acadêmica (ESEA). Os resultados mostraram que os estudantes apresentaram níveis de integração e de satisfação superior à média. Foram detectadas diferenças entre os cursos relativas às variáveis focalizadas e correlações entre as dimensões. É possível afirmar que a integração e a satisfação, apesar de compartilhar aspectos comuns, avaliam construtos diferentes, ambos importantes para a compreensão do fenômeno complexo e multideterminado da vida acadêmica.

Keywords : Estudantes universitários; Ensino superior; Satisfação; Universidades.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License