SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3Formación en Psicología: Discursos y Saberes sobre Experimentaciones de GéneroDe las Relaciones Iniciales entre Interpretación y Transferencia en el Desarrollo del Método Freudiano. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Psicologia: Ciência e Profissão

versión impresa ISSN 1414-9893versión On-line ISSN 1982-3703

Resumen

ZAMBENEDETTI, Gustavo et al. Psicologia e Análise Institucional: Contribuições para os Processos Formativos dos Agentes Comunitários de Saúde. Psicol. cienc. prof. [online]. 2014, vol.34, n.3, pp.690-703. ISSN 1982-3703.  https://doi.org/10.1590/1982-3703001302013.

A construção de um sistema público de saúde pautado pela integralidade e humanização da atenção vem demandando transformações nos modos tradicionais de se fazer saúde e, consequentemente, nos processos formativos de seus trabalhadores. A Psicologia, sob a perspectiva da análise institucional, pode desenvolver ferramentas que propiciam novas experimentações relativas aos processos formativos em saúde. O objetivo deste artigo é apresentar uma pesquisa-intervenção realizada com Agentes Comunitários de Saúde das equipes de Saúde da Família de uma gerência distrital do município de Porto Alegre-RS. A pesquisa incluiu um processo de formação em saúde, constituído por quatro módulos temáticos: Relação saúde/doença mental; Uso de álcool e outras drogas; Sexualidade e HIV-AIDS; e Estratégias de cuidado em saúde mental. O trabalho desenvolvido evidencia as contribuições da análise institucional para a saúde coletiva, sintetizadas em três aspectos: a formação como escuta e análise dos processos de trabalho; a transversalização das práticas, desconstruindo dicotomias e relações hierarquizadas; o exercício de desconstrução de estereótipos e de modos instituídos de operar as práticas em saúde.

Palabras clave : Análise institucional; Psicologia; Formação dos profissionais de saúde; Saúde mental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )