SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue3Perceptions of Other Professionals about the Work of Psychologists in Health Basic UnitsScientific Pre-Initiation in Psychology: Contribution to Scientific Education in High Schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893On-line version ISSN 1982-3703

Abstract

OLIVEIRA, Katya Luciane de; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos  and  ROSA, Milena Teixeira. Compreensão em Leitura no Ensino Fundamental. Psicol. cienc. prof. [online]. 2016, vol.36, n.3, pp.546-557. ISSN 1982-3703.  https://doi.org/10.1590/1982-3703001172014.

O objetivo deste estudo foi explorar a habilidade de compreensão de leitura de alunos do ensino fundamental de diferentes estados e escolas. Participaram 1316 alunos de escolas públicas dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Foi utilizado um texto de 83 vocábulos, preparado segundo a técnica de Cloze, em sua versão tradicional, em que se omitem todos os quintos vocábulos do texto. A aplicação foi coletiva, e os dados, submetidos à estatística descritiva e inferencial. Identificou-se que o nível de habilidade detectado foi o instrucional e houve diferenças relativas aos estados comparados e o tipo de escola. Os dados são discutidos em termos de suas implicações para a área de avaliação psicoeducacional.

Keywords : Leitura; Técnica de Cloze; Habilidade para Leitura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )