SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 special issueHuman Rights and Psychological Assessment: Inseparability of the Professional Ethical-Political CommitmentTribute to Acácia Aparecida Angeli dos Santos São Francisco University author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Ciência e Profissão

Print version ISSN 1414-9893On-line version ISSN 1982-3703

Abstract

BANDEIRA, Denise Ruschel. A Controvérsia do Uso dos Testes Psicológicos por Psicólogos e Não Psicólogos. Psicol. cienc. prof. [online]. 2018, vol.38, n.spe, pp.159-166. ISSN 1982-3703.  https://doi.org/10.1590/1982-3703000208860.

Nos últimos anos, no Brasil, tem-se discutido o uso de testes psicológicos por outros profissionais. Essa é uma questão que se tornou complexa especificamente no Brasil tendo em vista as características da nossa formação em Psicologia assim como as legislações da área. Com o objetivo de contribuir para essa discussão, apresento os fatores que entendo como necessários de serem pensados: formação, avaliação dos instrumentos, certificação para uso dos testes e fiscalização. A partir de uma visão das características da nossa formação, dos processos de avaliação de testes no Brasil e no mundo, proponho possibilidades de certificação e fiscalização de forma que seja possibilitado o uso de instrumentos a quem tenha formação e qualificação para isso e não somente um registro profissional no Conselho Federal de Psicologia.

Keywords : Uso de Testes Psicológicos; Formação em Psicologia; Avaliação de Testes Psicológicos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )