SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39Psicanálise e Reabilitação FísicaConstruções de Sentido sobre a Diversidade Sexual: Outro Olhar para a Educação Infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Psicologia: Ciência e Profissão

versão impressa ISSN 1414-9893versão On-line ISSN 1982-3703

Resumo

EMYGDIO, Nathalia Balloni et al. Efeitos do Transtorno de Estresse Pós-Traumático na Memória. Psicol. cienc. prof. [online]. 2019, vol.39, e174817.  Epub 25-Abr-2019. ISSN 1982-3703.  https://doi.org/10.1590/1982-3703003174817.

O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) é frequentemente associado a déficits cognitivos, porém ainda existem divergências com relação as funções cognitivas afetadas. O objetivo do presente estudo foi avaliar o impacto do TEPT na memória operacional, na memória visual de curto prazo, na memória episódica de longo prazo, na memória semântica de longo prazo e na memória prospectiva. A amostra foi composta por 20 mulheres com idades entre 20 e 60 anos, sendo 10 mulheres provenientes do Programa de Atendimento e Pesquisa em Violência da Universidade Federal de São Paulo (PROVE) com diagnóstico de TEPT (GTEPT) e 10 mulheres controle com a mesma idade e escolaridade (GC). O instrumento utilizado foi o Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve (NEUPSILIN). Os dados foram analisados por teste t de Student para amostras dependentes e o nível de significância adotado foi de 5%. Os resultados obtidos a partir da análise do NEUPSILIN apontam para prejuízos na memória operacional (p = 0,04) e na memória prospectiva (p = 0,02) associados ao TEPT. Porém não foram observadas diferenças entre os grupos no que diz respeito aos outros tipos de memória investigados (p > 0,05). Os achados deste estudo, com relação aos prejuízos na memória operacional e na memória prospectiva associados ao TEPT estão de acordo com a literatura. Ambas funções são de extrema importância para o desempenho de atividades cotidianas, portanto, a intervenção e reabilitação destas funções no sujeito com TEPT podem auxiliar significativamente na melhora da qualidade de vida.

Palavras-chave : Memória; TEPT Complexo; Violência; Mulheres.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )