SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2SIMASS - MODELO PARA SIMULAR O TRANSPORTE DE ÁGUA E SOLUTOS NO SOLO I: DESENVOLVIMENTO E TESTE DE SENSIBILIDADEINFLUÊNCIA DA EMBALAGEM E DO LOCAL DE ARMAZENAMENTO NA QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE GERGELIM índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

versão impressa ISSN 1415-4366versão On-line ISSN 1807-1929

Resumo

COSTA, Silvana Nunes da; MARTINEZ, Mauro Aparecido; MATOS, Antônio Teixeira de  e  RAMOS, Victor Brasil Nunes. MOBILIDADE DE NITRATO EM COLUNAS DE SOLO SOB CONDIÇÕES DE ESCOAMENTO NÃO PERMANENTE. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 1999, vol.3, n.2, pp.190-194. ISSN 1807-1929.  https://doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v3n2p190-194.

Um estudo de deslocamento de nitrato no solo, aplicado com a água de irrigação e em duas concentrações, sob condições de escoamento não permanente, foi realizado em colunas de lixiviação, preenchidas com terra fina seca ao ar, de um material de solo classificado como Latossolo Vermelho Amarelo (LVa; horizonte B). Determinaram-se os perfis de umidade e de concentração de distribuição de nitrato em quatro diferentes tempos, ou seja, 4, 24, 72 e 168 h, após início da aplicação. Os resultados dos perfis de distribuição de umidade mostraram que o nitrato apresentou picos de concentração à frente de umedecimento do solo. A aplicação de nitrato em maiores concentrações proporcionou a obtenção de picos de maior magnitude; entretanto, pouco alterou o perfil de distribuição do ânion no solo.

Palavras-chave : nitrato; deslocamento miscível; escoamento não-permanente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )