SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número5Crescimento e produtividade do girassol cultivado na entressafra com diferentes lâminas de águaGerminação de sementes de Platypodium elegans Vog. submetidas a diferentes tratamentos prégerminativos e substratos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

versão impressa ISSN 1415-4366versão On-line ISSN 1807-1929

Resumo

PEREIRA NETO, Osvaldo C.; GUIMARAES, Maria de F.; RALISCH, Ricardo  e  FONSECA, Inês C. B.. Análise do tempo de consolidação do sistema de plantio direto. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2007, vol.11, n.5, pp.489-496. ISSN 1807-1929.  https://doi.org/10.1590/S1415-43662007000500007.

O sistema de plantio direto já está consagrado como sistema conservacionista de cultivo agrícola, o que motivou este trabalho, através do qual se visa analisar o tempo de consolidação deste sistema, considerando-se cultivos de milho com plantio direto implantado entre 2 e 14 anos. Esta análise foi feita por meio da medição da área das estruturas presentes no perfil cultural do solo com um SIG e, posteriormente avaliada pelo método estatístico de componentes principais. Constatou-se que as estruturas onde o plantio direto foi implantado há menos de 8 anos assemelharam-se às estruturas do sistema de plantio convencional, e quando implantado há mais de 9 anos, assemelharam-se às estruturas do perfil de floresta, concluindo-se que o período de consolidação do sistema de plantio direto situa-se entre o 9º e o 10º ano após a sua implantação, para as condições da área estudada. O excesso de detalhamento na nomenclatura das unidades morfologicamente homogêneas dificultou a análise dos dados.

Palavras-chave : geoprocessamento; análise de componentes principais; unidades morfologicamente homogêneas; ArcView; método do perfil cultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons