SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número3Mapeamento de cianobactérias por meio da fluorescência da ficocianina e de análise geoestatísticaDeterminação das propriedades geométricas, físicas e mecânicas do sistema fruto-pedúnculo-ramo do cafeeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

versão impressa ISSN 1415-4366versão On-line ISSN 1807-1929

Resumo

OLIVEIRA, Dener M. S.; LIMA, Renato P. de  e  VERBURG, Ernst E. Jan. Qualidade física do solo sob diferentes sistemas de manejo e aplicação de dejeto líquido suíno. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2015, vol.19, n.3, pp.280-285. ISSN 1807-1929.  https://doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v19n3p280-285.

A aplicação em solos agrícolas tem sido a principal alternativa para destinar o grande volume de dejetos líquidos suínos (DLS) gerados nos ambientes de produção. O objetivo deste trabalho foi avaliar possíveis modificações nos atributos físicos do solo decorrentes do sistema de manejo e aplicação de DLS. O estudo foi desenvolvido no município de Arapoti, PR, em agosto de 2012. Foram amostradas cinco áreas: floresta nativa, pastagem com adubação química e aplicação de DLS, plantio convencional com adubação química e aplicação de DLS, plantio direto com adubação química, plantio direto com adubação química e aplicação de DLS. Os atributos físicos do solo avaliados foram: densidade do solo (Ds), porosidade total (Pt), macroporosidade (Ma), razão macro e microporosidade (Ma/Mi) e resistência à penetração (RP). A adoção dos diferentes sistemas de manejo agrícola alterou a qualidade física do solo elevando a Ds e a RP e reduzindo o volume de poros. O solo manejado sob pastagem apresentou os maiores valores de RP. Não foram constatadas alterações nos atributos físicos do solo pela aplicação de DLS nos diferentes sistemas de manejo avaliados.

Palavras-chave : compactação do solo; resíduos agrícolas; resistência à penetração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )