SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número5Estimativa de severidade do mofo-branco em lavouras de feijão utilizando-se sensores hiper e multiespectralEstacionariedade do conteúdo de água de um Espodossolo Humilúvico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental

versão impressa ISSN 1415-4366versão On-line ISSN 1807-1929

Resumo

MADI, Ana P. L. M.; BOEGER, Maria R. T.  e  REISSMANN, Carlos B.. Composição química do solo e das folhas e eficiência do uso de nutrientes por espécies de manguezal. Rev. bras. eng. agríc. ambient. [online]. 2015, vol.19, n.5, pp.433-438. ISSN 1807-1929.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v19n5p433-438.

A composição química do solo e das folhas e a eficiência do uso de nutriente por Avicennia schaueriana Stapf & Leachman, Laguncularia racemosa (L.) Gaertn e Rhizophora mangle L. foram analisadas num manguezal de Guaratuba, PR. Dada à complexa interação entre os fatores bióticos e abióticos dos manguezais, empregou-se o estudo da eficiência do uso de nutrientes (EUN). Dez indivíduos, por espécie, foram demarcados para coleta das folhas. Amostras de solo entre 0-10 cm de profundidade foram coletadas na projeção de cada árvore selecionada. As características químicas do solo pouco diferiram entre as espécies com exceção dos valores de C, N e MO, que foram maiores na área de R. mangle. As três espécies estudadas apresentaram concentrações foliares de nutrientes distintas mostrando absorção seletiva. A eficiência do uso de nutrientes seguiu a ordem crescente L. racemosa > R. mangle > A. shaueriana. Esses resultados mostraram que as espécies estudadas apresentam estratégias diferenciadas quanto ao acúmulo e utilização de nutrientes. Assim, o maior acúmulo de determinado nutriente nas folhas não necessariamente significa menor eficiência no seu uso, particularmente tendo em vista que a planta se utiliza de diferentes estratégias para a manutenção do equilíbrio iônico.

Palavras-chave : Avicennia schaueriana; Laguncularia racemosa; Rhizophora mangle.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )